Vamos fazer a animação de dois passos que repetidos virarão um ciclo de caminhada. Esse ciclo padrão possui cinco quadros (ver glossário) para o primeiro passo e cinco para o segundo, porém alguns se repetem totalizando oito frames. Cada pose possui um nome específico.
Poses do primeiro passo
Abaixo encontra-se as poses-chave da animação de caminhada. Perceba como além do movimento de braços e pernas o personagem muda de altura.
As poses em que o personagem está com os dois pés no chão são chamadas poses de contato. Cada animador tem sua preferência quanto por onde iniciar o ciclo, eu prefiro começar por essa.
Desenhe o personagem com os braços e as pernas abertas e com os dois pés encostando no chão. Lembrando que os membros do mesmo lado do corpo nunca ficam na mesma posição. Por exemplo, quando o braço direito está na frente, a perna direita está atrás e vice-versa.
A partir dessa faça a segunda pose de contato. Ela é praticamente o mesmo desenho trocando a posição dos membros.
Entre a primeira pose de contato e a pose de passagem há a pose achatada. Nessa pose o personagem vai começar a dar impulso para o próximo passo portanto ele fica mais baixo do que na pose de contato, seus braços ficam mais abertos e as pernas flexionadas.
E entre a pose de passagem e a segunda pose de contato há a pose esticada. Na pose esticada o personagem está jogando o corpo para finalizar o passo. Nessa pose o corpo fica levemente inclinado pra frente, os braços ficam um pouco mais fechados do que na pose de contato e uma perna está no chão impulsionando o corpo enquanto a outra fica no ar.
Uma forma de fazer o segundo passo é pegar as poses achatada, de passagem e esticada do primeiro passo e trocar o lado dos membros.
Com essas 9 poses principais já é possível visualizar o ciclo completo porém ainda é necessário fazer a intervalação (ver glossário) delas para se ter uma animação mais fluida.
Para fazer o ciclo de caminhada (infinito) é só desenhar esses quadros num mesmo eixo.
Como tinha falado, essa é a caminhada padrão porém cada personagem deve possuir um jeito próprio de andar de forma que ressalte sua personalidade. No vídeo abaixo, de Richard Williams, pode-se ver diferentes tipos de caminhada.
Nenhum comentário:
Postar um comentário