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sexta-feira, 18 de julho de 2014

Ciclo de caminhada


Este o primeiro tutorial do blog. Para começar resolvi falar de algo que parece simples mas não é: fazer um personagem andar. É óbvio que isso vai depender do estilo e personalidade do personagem, um garoto alegre anda diferente de um triste, um gordinho anda diferente de um magro, entre outras diferenças. Neste tutorial vou mostrar a caminha “normal”, aquela que é considerada padrão apesar de ninguém realmente andar dessa forma na realidade.
Vamos fazer a animação de dois passos que repetidos virarão um ciclo de caminhada. Esse ciclo padrão possui cinco quadros (ver glossário) para o primeiro passo e cinco para o segundo, porém alguns se repetem totalizando oito frames. Cada pose possui um nome específico.


Poses do primeiro passo 



Abaixo encontra-se as poses-chave da animação de caminhada. Perceba como além do movimento de braços e pernas o personagem muda de altura.


As poses em que o personagem está com os dois pés no chão são chamadas poses de contato. Cada animador tem sua preferência quanto por onde iniciar o ciclo, eu prefiro começar por essa.

Desenhe o personagem c
om os braços e as pernas abertas e com os dois pés encostando no chão. Lembrando que os membros do mesmo lado do corpo nunca ficam na mesma posição. Por exemplo, quando o braço direito está na frente, a perna direita está atrás e vice-versa.
A partir dessa faça a segunda pose de contato. Ela é praticamente o mesmo desenho trocando a posição dos membros.

Exatamente entre uma pose de contato e outra há a pose de passagem. Nessa pose uma perna está toda esticada enquanto a outra está quase num ângulo de 90 graus, os braços estão fechados e o personagem fica um pouco mais alto do que a pose de contato. É o momento em que o personagem está começando a subir.
Entre a primeira pose de contato e a pose de passagem há a pose achatada. Nessa pose o personagem vai começar a dar impulso para o próximo passo portanto ele fica mais baixo do que na pose de contato, seus braços ficam mais abertos e as pernas flexionadas. 

E entre a pose de passagem e a segunda pose de contato há a pose esticada. Na pose esticada o personagem está jogando o corpo para finalizar o passo. Nessa pose o corpo fica levemente inclinado pra frente, os braços ficam um pouco mais fechados do que na pose de contato e uma perna está no chão impulsionando o corpo enquanto a outra fica no ar.

Segundo passo


Uma forma de fazer o segundo passo é pegar as poses achatada, de passagem e esticada do primeiro passo e trocar o lado dos membros.
Com essas 9 poses principais já é possível visualizar o ciclo completo porém ainda é necessário fazer a intervalação (ver glossário) delas para se ter uma animação mais fluida.

Para fazer o ciclo de caminhada (infinito) é só desenhar esses quadros num mesmo eixo.


Como tinha falado, essa é a caminhada padrão porém cada personagem deve possuir um jeito próprio de andar de forma que ressalte sua personalidade. No vídeo abaixo, de Richard Williams, pode-se ver diferentes tipos de caminhada.


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